A inserção de esportes não convencionais na iniciação esportiva: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56183/iberojhr.v3i1.595

Palavras-chave:

Iniciação Esportiva, esportes não convencionais, Estágio

Resumo

A iniciação esportiva desempenha um papel fundamental na vida de crianças, influenciando não apenas seu desenvolvimento físico, mas também social, emocional e cognitivo. O objetivo do estudo foi identificar os desafios para a inserção de esportes não convencionais na iniciação esportiva de crianças na cidade de Macapá. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no formato relato de experiência, elaborado a partir das vivências de um acadêmico de Educação Física sobre a inserção de esportes não convencionais na iniciação esportiva no Serviço Social do Comércio (SESC). Os resultados indicaram que o processo de inserção dos esportes não convencionais na iniciação esportiva foi satisfatório e ao mesmo tempo desafiador. Ao introduzir os esportes não convencionais na Instituição pesquisada percebeu-se a oportunidade de ampliaras experiências esportivas disponíveis para as crianças, permitindo-lhes experimentar uma variedade de atividades esportivas. Portanto, a inserção de esportes não convencionais na iniciação esportiva pode ser uma estratégia valiosa para enriquecer a experiência esportiva das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral. O estudo concluiu que para a superação dos desafios, é essencial uma abordagem equilibrada e colaborativa que considere a diversidade de experiências e necessidades das crianças em seu caminho esportivo, bem como, desmistificar a ideia da hegemonia dos esportes tradicionais como únicas opções de atividades a serem desenvolvidas.

Biografia do Autor

Jefferson Augusto Trindade Vieira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil.

Alisson Vieira Costa, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Departamento de Educação (DED). 

Marcela Fabiani Silva Dias, Grupo de Ensino Madre Tereza (GMT), Brasil.

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física do Grupo Madre Tereza (GMT), Brasil.

Referências

Alves, M. L. T. & Fiorini, M. L. S. (2018). Como promover a inclusão nas aulas de educação Física? A adaptação como caminho. Revista da associação brasileira de atividade motora adaptada, v. 19, n. 1, p. 3-16.

Brasil. (1990). Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Costa, A. V. & DIAS, M. F. S. (2023). O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso. Research, Society andDevelopment, v. 12, n. 6, p. e21212642298-e21212642298.

Costa, A. V.; Silva, J. B.; Montenegro, G. M. &Bosque, R. M. (2023). Manbol como esporte não convencional nas aulas de educação física: um estudo de caso. Ibero-American Journal of Health Science Research, v. 3, n. 1, p. 42-49, 2023.

Costi, A. R. et al. A influência do esporte profissional na iniciação esportiva. Iniciação-Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, São Paulo, v. 6, n. 5, p. 84-94, 2017.

Fermino, P. H. D. & Fermino, R. S. (2018). A inclusão do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Anais VII Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física. USP.

Fú, H. S. (2021). O ensino do sorvebol nas aulas de Educação Física em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 121206-121220.

Gil, A. C. (2022). Como elaborar projeto de pesquisa. 7a ed., São Paulo: Atlas.

Jesus, L. L. & Jesus, L. B. L. (2022). Manbol como iniciação e prática esportiva. Revista Científica FESA, v. 1, n. 17, p. 64-76.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M.(2022). Fundamentos de metodologia científica. 9a ed., São Paulo: Atlas

Poull, F. (2023). Poullball em poucos números. Disponível em:. Acesso em: 16 de outubro de 2023.

Rocha, M. A.C. (2018). Manual de iniciação. Ensinando a ensinar: história, ambientação, recreativos, módulos, circuitos, o jogo. Caeté –MG.

Tomita, A. S. F. & Canan, F. (2019). A utilização de modalidades esportivas não tradicionais em aulas de educação física escolar. Corpoconsciência, v. 23, n. 02, p. 13-25.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Trindade Vieira, J. A., Vieira Costa, A., & Fabiani Silva Dias, M. (2023). A inserção de esportes não convencionais na iniciação esportiva: um relato de experiência. Ibero-American Journal of Health Science Research, 3(1), 72–78. https://doi.org/10.56183/iberojhr.v3i1.595